Madeira para cajon

Se você ainda não sabe qual madeira para cajon é a mais apropriada para usar, sugiro que leia esse artigo até o fim. Nele, vou falar sobre as madeiras mais usadas em um cajon. Espero que ao acabar de ler esse artigo, você tenha mais clareza sobre qual madeira escolher na hora de fazer seu cajon.

Mas, antes de falarmos sobre as melhores madeiras para cajon, que tal também dar uma olhada em nosso principal artigo? Nesse, falamos como fazer cajon gastando muito pouco.

Principais madeiras para cajon

Essa é uma dúvida comum entre as muitas pessoas que querem construir um cajon profissional sozinho. Por isso resolvemos dar uma ajudinha. Confira abaixo quais são as madeiras:

Madeira para cajon
Madeira para Cajon – Saiba quais são as mais usadas. Essa imagem mostra placas de MDF.

Sem mais delongas, vamos começar a falar sobre as principais madeiras para cajon.

MDF (imagem)

O MDF (Medium Density Fiberboard – Fibra De Media Densidade) é muito usado na fabricação de cajon, porém, não é aconselhável.

MDF é um painel de fibras de madeira e tem uma composição homogênea tanto na sua superfície quanto no seu interior. É muito procurado por artesãos por sua capacidade de poder ser pintado, lixado, cortado, colado, parafusado e perfurado.

Ele é resistente à insetos furadores, mas não tem essa resistência contra a umidade, portanto, tente deixar seu cajon em MDF longe da água e manter em lugar arejado.

Imbuia

A madeira Imbuia será uma excelente escolha para seu cajon, pois ela é perfeita para instrumentos musicais. Além de ser resistente ao ataque de organismos que se alimentam de madeira (xilófagos) e outros insetos furadores. É uma madeira pesada, que suporta fortes pressões.

Você encontrará facilmente a Imbuia em lojas de materiais para construção ou nas próprias madeireiras. É uma madeira com um preço de mercado mais alto e a definição desse preço, se deve à sua boa qualidade e durabilidade.

Conclusão

O MDF é a madeira para cajon menos indicada para a fabricação do instrumento, porém, é aceitável caso não haja outra opção em sua cidade.

O preço do cajon pode variar dependendo da madeira que  você escolher, então ligue em uma madeireira e faça um orçamento.

  • Nesse artigo você conheceu as principais madeiras para cajon, que tal conhecer agora os principais acessórios?

Eu espero que esse artigo tenha lhe ajudado na decisão da madeira que irá escolher para fazer seu cajon. Peço que se tiver gostado, compartilhe-o em  suas redes sociais.

Se você usa alguma outra madeira em seu cajon e quer sugerir para os leitores do blog, seu comentário será muito bem recebido!