Cajon acústico ou elétrico

Comprar um cajon acústico ou elétrico é uma das dúvidas mais comuns entre quem está pesquisando e pensa em ter esse maravilhoso instrumento. Foi pensando nisso que escrevemos um pequeno artigo para poder ajudar as várias pessoas que tem essa mesma dúvida. Nesse artigo, vamos falar as diferenças e finalidades de cada um.

Comprar cajon acústico ou elétrico?

A simplicidade do cajon é um dos seus maiores encantos! O som é produzido com as mãos, dedos ou também com alguns acessórios, como por exemplo: pedal e vassourinha. Existem dois tipos de instrumentos, o acústico e o elétrico. Saiba mais sobre as diferenças entre eles:

Cajon acústico ou elétrico

Cajon acústico (esquerda)

É o modelo mais simples, por isso, mais semelhante à invenção dos escravos do Peru. Ele produz três sons distintos: bumbo (no centro da parte da frente), caixa (nas laterais em cima), bordas (as quinas do instrumento emitem um som parecido com as bordas de uma bateria).

O custo/benefício é uma das maiores vantagens do cajon acústico, pois ele possui um preço mais acessível e produz um som de muita qualidade.

Cajon elétrico (direita)

Esse instrumento é mais moderno, e embora possua a mesma função do acústico, é acompanhado pelo sistema de captação elétrica, que deixa o som mais alto quando ligado à um amplificador. O preço do cajon elétrico naturalmente é maior do que o cajon acústico, por isso, é indicado para profissionais que realmente precisam emitir um som mais alto do que o normal e tocar para um grande público.

Obs.: Outro fator que pode julgar no preço do cajon é a madeira.

Conclusão

As características principais do instrumento são mantidas em ambos os tipos, tanto no cajon acústico, quanto no cajon elétrico. Agora ficou mais fácil decidir entre um cajon acústico ou elétrico, não é mesmo?

Em nossa página inicial, disponibilizamos gratuitamente um super guia que ensina como fazer cajon passo a passo com um custo bem baixo.